Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre da Internet, Ouroboros ou Oroboro é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um signo para a eternidade. Está muito relacionado com alquimia.

Oroboro (a serpente ou dragão que devora a sua cauda) é um dos símbolos mais antigos e perenes da humanidade. Encontramo-lo tanto no Egito antigo como na mitologia nórdica.

O Cristianismo adotou-o para simbolizar “os limites do mundo”. É igualmente um dos símbolos preferidos da física contemporânea para representar o universo.

No simbolismo alquímico, está presente milenarmente em diversas culturas, a cobra (ou dragão) que morde o próprio rabo opera, num movimento circular e contínuo, todo o processo dinâmico e transformador da vida.

“Meu fim é meu começo”, diz a cobra nesse ato mágico de
devorar-se e cuspir-se, representando a unidade da vida e seu caráter divino implícito na perfeição do círculo.

À serpente devorando a própria cauda, os alquimistas chamaram Oroboro. Tal palavra não consta da maioria dos dicionários e, em alguns livros, aparece grafada como Ouroboros, principalmente na língua inglesa.

Outras fontes, menos comumente, escrevem-na uróboro. Particularmente, o termo oroboro é muito oportuno em nossa língua, pois é um símbolo cuja singularidade é a de não ter começo nem fim, por meio de palavra tão especial, que pode ser lida de trás para a frente sem prejuízo sequer de sua pronúncia, transmitindo a idéia de algo que se expressa ciclicamente.

Etimologicamente, o termo tem curiosa explicação: óros, em grego, significa “termo, limite”, podendo ser também “meta, regra ou definição”; borós se traduz por boca, ou voracidade.

Oroboro, então, representa aquilo que se delimita ou se atinge pela boca, e também aquilo que se define por sua própria função.

O logo da Ellementto Arte remete ao Oroboro principalmente em sua simbologia de procurar renovação constante e a busca da perfeição, onde não há início nem fim.

  sOLU«‘ES
hIST”RIA
lOGOTIPO
pORTIF”LIO
dESIGNERS
pARCEIROS
rEDESIGN
cONTATO

..:: -- © C o p y r i g h t -- 2 0 0 0 - 2 0 2 0-- | -- E l l e m e n t t o -- A r t e -- | -- T o d o s -- o s -- d i r e i t o s -- r e s e r v a d o s -- ::..